1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

EMPREGO

Inscrições encerradas: Conferência de Empregabilidade tem número recorde de inscritos e vai discutir ambientes de trabalho estratégicos e saudáveis

A jornalista Daniela Diniz, Diretora de Conteúdo e Relações Institucionais da GPTW, vai encerrar a Conferência, que também contará com a apresentação de uma pesquisa inédita sobre o perfil da empregabilidade da Região Oeste.

06/05/2024 - 13:57
Por Assessoria


A Conferência de Empregabilidade do Oeste do Paraná será realizada no dia 09 de maio em Marechal Cândido Rondon. O evento teve um número recorde de inscritos que preencheram todas as vagas. Realizado pela Câmara Técnica de Empregabilidade do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), o evento marca um novo momento no cenário que desafia a indústria.                                  

Nos anos anteriores, o tema foi debatido em Fóruns, mas com a criação da Câmara Técnica, os trabalhos de pesquisa avançaram e o evento também ganhou novos contornos, envolvendo um número maior de parceiros e instituições envolvidas. Universidades, doutores de várias academias, bem como profissionais e consultores do Sebrae, Caciopar e RHs participam do processo de formatação e execução do evento e dos trabalhos da CT.

Uma pesquisa ouviu até agora mais de duas mil pessoas. Os números serão conhecidos durante o evento. O coordenador da CT, Sérgio Marcucci, destaca que uma missão da Conferência é oportunizar um ambiente de interação dinâmica com troca de experiências e informações relacionadas com as diferentes abordagens da empregabilidade no Oeste do Estado. “Também será abordada a importância de identificar profissionais que atuam na área de recursos humanos que estejam dispostos a colaborar da rede interativa de trocas de informações e desenvolvimento de gestão estratégica de recursos humanos”, destaca o coordenador. Outro ponto importante, segundo Sérgio Marcucci, é apresentar elementos e subsídios para a gestão estratégica dos recursos humanos a partir do perfil e expectativas dos colaboradores, na configuração do ambiente e das relações de trabalho no sentido de despertar o engajamento e permanência nas empresas.     

A diretora gestão Interna e Coordenadora Técnica dos Temas trabalhados na Conferência de Empregabilidade do Oeste do Paraná, a psicóloga organizacional Andreia Altran, destaca que discutir a qualidade do ambiente de trabalho é uma necessidade e ao mesmo tempo um avanço. “Em um cenário em que a rotatividade é um desafio para o setor produtivo e que o número de pessoas para a contratação é reduzido, precisamos mais do que nunca pensar no engajamento de todos e a aproximação de propósitos”, destaca Andreia Altran. “Os palestrantes que estarão conosco na conferência estão alinhados com o nosso cenário, pois o evento foi pensado e estruturado de acordo com os desafios que enfrentamos na rotina do setor produtivo. Os profissionais de Recursos Humanos são fundamentais nesse processo, pois é neste setor em que as demandas das pessoas e empresas são absorvidas. No entanto, precisamos de um envolvimento de todos os atores, sejam eles internos ou externos, pois cada um desenvolve um papel importante e estratégico dentro da Empregabilidade”, afirmou Andreia. Para a psicóloga, o trabalho é de formiguinha, mas precisa ser intenso e constante. “Temos várias ferramentas eficientes para medir a qualidade do ambiente de trabalho e ajustar as estratégias. Isso desde os cargos técnicos, operacionais até a liderança e gestão. Todos são fundamentais no processo e muito além da remuneração, precisam do sentimento de pertencer e sentir que sua contribuição é importante dentro das empresas. É fundamental que cada um saiba e entenda que seu esforço diário é o que produz resultados que ultrapassam os conceitos econômicos e atingem a realização e reafirmam o propósito”, destaca.

REGIÃO DESTAQUE - Uma das Regiões mais produtivas do País, o Oeste do Estado concentra cadeias produtivas de proteína animal, como aves, peixes, suínos e leite, além de outras modalidades de produção. Todo esse desempenho, na transformação da produção resulta na ampla oferta de vagas de trabalho, porém, desta vez o Oeste vai mais longe e discute o desenvolvimento de ambientes de trabalho saudáveis e estratégicos.

PROGRAMAÇÃO - O evento que contará com uma rica apresentação de números resultantes de pesquisas realizadas com mais de 1500 pessoas e está formatado para discutir três principais temas e o participante precisa optar por um deles. No eixo “Papel da Liderança na Segurança Psicológica, com Néia de Bortoli. Outra temática é a “Felicidade no trabalho: Impacto da Relação Líder e Liderado com Laís Raycik e também o tema “O Engajamento com a Cultura da Empresa e o Impacto na Rotatividade e Absenteísmo com Paulo Vitor. Uma mesa redonda e uma palestra final com Daniela Diniz também vão compor o evento.

 

Sem nome %281144 x 250 px%29