1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

CULTURA

7ª Noite de Gala: Evento recebe o incentivo de empresas para possibilitar acesso gratuito a expectadores

A 7ª edição da Noite de Gala, que será realizada em dois espetáculos nos dias 1º e 2 de maio 
29/04/2024 - 19:09
Por Assessoria


A 7ª edição da Noite de Gala, que será realizada em dois espetáculos nos dias 1º e 2 de maio às 20h no Teatro Municipal Sefrin Filho em Cascavel, terá noites de casa lotada com mais de 1,3 mil expectadores esperados nas apresentações.

Os concertos de música clássica, de alta qualidade e com artistas reconhecidos em todo o mundo, terá acesso gratuito e isso só é possível porque recebeu o patrocínio de empresas a partir de Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. 

“O ingresso mais acessível para um concerto como este, em grandes centros internacionais, pode custar US$ 1 mil [5 mil reais], diante da grandiosidade que ele representa. Em Cascavel ele será gratuito porque empresas destinaram parte do seu imposto devido à sua realização, nenhuma empresa paga mais por isso. Esse imposto já seria pago por elas ao governo. Assim, esse recurso é destinado à comunidade local da forma como o empresário achar conveniente e possibilita o acesso e democratização da cultura”, reforçou o chanceler Jocimar Silva, idealizador do evento.

Neste ano o evento recebe o apoio das empresas: Unipar, Estrada, Instituto Kahal, JJ Produções e Washington Academia de Inglês. “O projeto passou por um rigoroso processo de avaliação e validação pelo Ministério da Cultura o que nos permitiu captar recursos com as empresas. Que outras se sintam sensibilizadas para fazerem o mesmo. É grandioso para a trajetória delas, aos projetos culturais e à população que pode ter acesso a algo tão especial e preparado com muito profissionalismo e carinho”, reitera Gislayne Zamberlan Dal Berto, diretora-Geral de eventos culturais do Membra Vocal, instituição organizadora do Noite de Gala.

Como as duas noites do espetáculo já estão com ocupação máxima, os organizadores decidiram abrir as portas do teatro para o ensaio geral, na quarta-feira (1º de maio), das 10h ao meio-dia. “Muitas pessoas gostariam de ver o espetáculo, mas estamos com casa cheia nas duas noites, o ensaio é uma forma de as pessoas sentirem, verem o que vai ser apresentado em um concerto inesquecível”, destacou Jocimar Silva.

Quem fez reservas dos ingressos para os espetáculos em uma das noites precisa retirá-los antecipadamente de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 19h no Instituto Kahal Música e Artes na Rua Canela, 37, no Bairro Tropical em Cascavel. No dia do evento não será possível fazer a retirada.

 

Maestro João Carlos Martins reforça importância de concerto para democratizar a cultura

Um dos maestros mais importantes em atuação no cenário internacional, João Carlos Martins, fez um vídeo para falar da importância da 7ª Noite de Gala em Cascavel.

Martins destacou a relevância em levar Mozart ao palco do Sefrin Filho e da democratização do acesso à cultura, em um evento com acesso gratuito. “Essa é uma forma de democratizar a música clássica trazendo Mozart para o grande público”, celebrou o maestro.

As duas apresentações memoráveis serão o Réquiem de Mozart. A majestosa e última obra do músico austríaco terá a regência do maestro Israel Menezes, um dos nomes mais aclamados do cenário nacional e com carreira internacional consolidada. 

 

A excelência musical

O Membra Vocal e a Orquestra de Cãmara de Cascavel se unem ao coro paraguaio Espiritu Santo regido por César Azamendia para dar voz às complexas harmonias do espetáculo. 

Solistas de renome internacional também abrilhantam as apresentações com destaque para Michele Coelho, Matheus Bressan, Tiago Stopa e Camila Santiago.

Apesar dos ingressos gratuitos, pede-se que as pessoas levem alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal e limpeza. Eles serão destinados a entidades assistenciais de Cascavel.

Os músicos garantem noites de emoção, com a beleza da obra e a qualidade das interpretações.  “As pessoas que nunca tiveram acesso, terão uma oportunidade única. Um espetáculo de alta produção, acessível e beneficente”, lembrou o tenor Matheus Bressan, um dos solistas em destaque no evento.

 

Sem nome %281144 x 250 px%29