Casa de not%c3%adcias 1144x150

TOLEDO

Primeiro espaço destinado aos “aumigos” foi entregue no sábado

A nova estrutura conta com diversos equipamentos como pista de agility, atividade praticada por duplas compostas de um cão e seu condutor, e outros atrativos
11/12/2023 - 18:49
Por Assessoria


Diversas pessoas compareceram ao Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann na tarde de sábado (11) para prestigiar a entrega do ParCão, primeiro espaço do município destinado ao lazer dos “aumigos”. O local faz parte dos investimentos da Prefeitura de Toledo nas políticas de bem estar animal, entre elas o apoio às protetoras e aos protetores cadastrados como casas de passagem custeando os atendimentos clínicos, vacinas e castrações, o banco de ração e a promoção de ações educativas como o Veterinário Mirim e a adoção responsável. 

A nova estrutura conta com diversos equipamentos como pista de agility, atividade praticada por duplas compostas de um cão e seu condutor, e outros atrativos. A execução total, contemplando materiais e mão de obra, teve investimentos de R$ 144.490,49. Conforme a coordenadora de Proteção e Defesa Animal, Júlia Heiss, o novo espaço vai incentivar os tutores a passear com seus animais, pois o ParCão ocupa uma área preparada para o adestramento e diversão. “É um local amplo, cercado e possui vários atrativos. A população vai gostar e os pets ainda mais”, comentou.

Já o secretário de Meio Ambiente, Júnior Henrique Pinto, lembrou que foram buscados elementos em outros municípios, mas o ParCão de Toledo tem uma configuração pensada pela administração municipal, por meio da equipe da Secretaria do Meio Ambiente (SMA). “Foi um trabalho conjunto, somando diversas ideias. É preciso agradecer a toda equipe que contribuiu e ao prefeito Beto Lunitti, que juntamente com o vice Ademar Dorfschmidt, entendeu e apoiou a proposta. É um espaço que vai ser bastante utilizado”, destacou.

As inovações em relação à causa animal são constantes na atual gestão. A atenção ao setor, conforme o vereador Leoclides Bisognin, foi iniciada entre os anos de 2013 e 2016 com a implantação da primeira coordenadoria de Proteção e Defesa Animal implantada no oeste do Paraná, além de outros programas de apoio ao bem estar. “A sensibilidade do prefeito Beto [Lunitti], ainda em sua primeira passagem pelo governo municipal. Começou de forma pequena, mas aos poucos essa política tem se tornado, a cada dia, mais sólida”, disse.

Para o outro representante do Legislativo Municipal presente no evento, o presidente da Casa de Leis Dudu Barbosa, os investimentos no bem estar animal vem ao encontro de demandas legítimas da sociedade. “Todos sabemos da necessidade de investimentos em saúde, educação e segurança. Mas é preciso também aplicar recursos para o bem estar do cidadão. Os animais de estimação cumprem um papel importante, são nossos companheiros. Somente quem tem um pet em casa sabe como isso faz bem para nossa saúde, pois nos trazem tranquilidade e carinho”, expressou.  

Tutor de três cães de dois gatos, o prefeito Beto Lunitti comentou sobre a necessidade de olhar com carinho para a causa animal. “É nosso papel ordenar as despesas de forma a atender as mais diversas situações. A proteção, defesa e bem estar animal fazem parte deste contexto. Estamos trabalhando firmemente para proporcionar uma política pública consistente de atendimento a este setor, com a destinação de recursos para as diversas frentes de atenção aos animais. Isso também é respeito pela vida”, concluiu.

Após a inauguração, os primeiros animais, na maioria das casas de passagem do município e acompanhados por seus tutores, puderam brincar na nova estrutura que conta também com local para hidratação.

Sem nome %281144 x 250 px%29