1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

CULTURA

Agentes culturais participam de conferência intermunicipal em Toledo

O objetivo do Evento é prestar contas sobre convênio e alinhar propostas para 4ª Conferência Nacional da Cultura
23/08/2023 - 21:55
Por Assessoria


Integrantes da Rede Regional de Cultura e Patrimônio da Região Oeste do Paraná.  estiveram na manhã desta quarta-feira (23) no Teatro Municipal a encontro que teve finalidades distintas. Em ambas, agentes culturais de Braganey, Brasilândia do Sul, Campo Bonito, Capitão Leônidas Marques, Corbélia, Entre Rios do Oeste, Marechal Cândido Rondon, Matelândia , Mercedes, Missal, Nova Aurora, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Palotina, Serranópolis do Iguaçu, Toledo e Vera Cruz do Oeste discutiram temas cruciais para a cultura local.

Na primeira sessão, houve a prestação de contas da edição 2020/2023 do Convênio Linha Ecológica. Na ocasião, foram apresentados os resultados e desafios enfrentados durante esse período, promovendo uma análise criteriosa do que foi realizado. 

O convênio, no valor de R$ 660 mil, propiciou a realização de 775 ações (495 campanhas educativas, 216 atividades de arte e educação, 44 exposições itinerantes e 20 rodas de memória) que atraíram 1.125.043 participantes. “O planejamento inicial era fazer 110 eventos, porém, com o esforço dos agentes culturais de toda a região, fizemos multiplicar esse dinheiro, mantendo a Linha Ecológica ativa mesmo durante os piores momentos da pandemia de Covid-19”, congratula a consultora cultural da Rede Regional de Cultura e Patrimônio do Oeste do Paraná, Tatyana Ravedutti. “O convênio segue vigente até o dia 31 deste mês, mas sua renovação está assegurada, faltando apenas algumas assinaturas para ser formalizada”, pontua.

 

Conferência

Tatiane também fez parte da mesa de honra da 2ª etapa da 3ª Conferência Intermunicipal da Cultura de Toledo, que foi presidida pela secretária da Cultura de Toledo, Rosselane Giordani. Além delas, também estavam neste grupo: o gestor cultural da Itaipu Binacional, Luiz Antônio Pratti; a integrante do Conselho Municipal de Políticas para a Cultura (CMPC) de Toledo, Cristiane Roberta Xavier Cândido; e a gestora do Departamento da Cultura, da Secretaria da Educação, Cultura e Esportes de Missal, Marta Terezinha Walker Kochemborger.

O evento conta com o apoio da Rede Regional de Cultura e Patrimônio da Região Oeste do Paraná, do Conselho dos Municípios Lindeiros e da Itaipu Binacional, e teve como objetivo central do encontro foi alinhar os debates já realizados às novas diretrizes estabelecidas pela Portaria nº 045/2023, emitida pelo Ministério da Cultura (MinC) em 14 de julho. Essa nova portaria traz modificações nos eixos temáticos de discussão, introduzindo o eixo VI - "Direito às artes e às linguagens digitais", demandando uma discussão aprofundada e propositiva sobre o tema. 

Após a leitura tanto do do decreto de convocação (nº 886/2023) e do regimento interno do evento, foram elencadas propostas concretas que possam moldar as discussões da 4ª Conferência Nacional de Cultura. Além disso, houve uma adaptação na quantidade de delegados e delegadas eleitos durante a 1ª etapa da 3ª Conferência Intermunicipal da Cultura de Toledo, garantindo, assim, a representatividade e legitimidade destes nas etapas estaduais do evento.

Segundo a presidente da conferência, os próximos meses serão desafiadores. “Estamos movimentando nossa equipe em torno dos editais das leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2 e, aqui em Toledo, também estamos envolvidos na organização de grandes eventos. Em nome dos meus colegas agentes culturais, afirmo que tanto trabalho é porque temos a convicção de que cultura não é favor, é direito do cidadão assegurado pela Constituição e, por isso, deve ser tratada como política pública de Estado, isto é, que tenham uma continuidade independentemente do grupo político que estiver no poder”, salienta Rosselane.

Sem nome %281144 x 250 px%29