Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

SAÚDE

Toledo implanta Relação Municipal de Medicamentos Essenciais

O documento elenca os medicamentos disponíveis no âmbito municipal para os atendimentos da Atenção Básica

14/10/2015 - 13:05


O avanço das ações realizadas pelo Governo Municipal no âmbito da Política Nacional de Medicamentos continua acontecendo. Assinado pelo prefeito Beto Lunitti, o decreto de implantação da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME) será publicado nesta quarta-feira (14). O documento elenca 347 medicamentos de uso ambulatorial e hospitalar disponíveis no âmbito municipal para os atendimentos da Atenção Básica.

A institucionalização da lista também prevê as recomendações para prescrição dos medicamentos e as normas para dispensação, além dos locais de acesso aos medicamentos. Cada medicamento esta acompanhado de concentração, forma e apresentação farmacêutica.

Conforme a diretora do Departamento de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde, Fabiana Trento, uma comissão formada por médicos, farmacêuticos, dentistas e enfermeiros do município foi reunida para definir e padronizar a lista. “O município sempre teve uma lista de medicamentos que ele oferta e o que fizemos com o REMUME foi padronizar e legalizar essa lista. Revisamos todos os itens, quais são os medicamentos mais utilizados, verificamos o que precisava ser trocado, as alterações, inclusões e exclusões necessárias”, explicou.

A diretora também explicou que são vários os benefícios do município contar com o REMUME, entre eles, facilitar para os médicos na hora de prescrever o tratamento dos pacientes. “O próximo passo que vamos tomar é levar a lista didática às UBS, e disponibilizá-la a público, para que os médicos do município saibam e possam prescrevam os medicamentos que o município fornece, evitando que os pacientes necessitem adquirir o remédio”. As unidades de destino dos medicamentos também estão relacionadas, identificando os locais a que usuário terá acesso conforme as normas de dispensação do município.

Além disso, a lista também facilita na organização e programação para o momento da aquisição dos medicamentos pelo município. “Quando o promotor dá uma ordem de compra de medicamentos, ele observa se existe essa relação municipal, que também apresenta quais são os medicamentos mais utilizados”, afirmou a diretora.

Para a Secretária de Saúde, Denise Campos, a Relação representa um avanço considerável para a melhoria da assistência farmacêutica, servindo de subsídios para o uso racional de medicamentos e, consequentemente, da atenção à saúde da população. “Essa lista significa a organização do nosso elenco de medicamentos padronizados em uma relação”. Conforme Denise, o município oferta 16 itens elencados na Relação Nacional de Medicamentos (RENAME), mais 131 não ofertados. “Além disso, há mais 162 medicamentos que temos que são referenciados pela Secretaria Estadual de Saúde”, explicou.