1144 x 150 anu%cc%81ncio casa de noti%cc%81cias eu garanto o aluguel

GERAL

Prefeitura e CAET concluem plantio de cítricos no Pomar Pedagógico e Demonstrativo

A área definida para as cultivares é junto ao CAET e tem seis mil metros quadrados e recebeu mudas de laranjas de diversas espécies, tangerinas e lima ácida

01/10/2014 - 17:04


Na terça feira (29) foram plantadas as últimas das 90 mudas de árvores cítricas que irão compor o Pomar Pedagógico e Demonstrativo no Colégio Agrícola Estadual de Toledo (CAET). A ação foi realizada em parceria com a Prefeitura de Toledo e tem por objetivo desenvolver a cultura de frutas cítricas no município. O Pomar foi disponibilizado através de um Convênio de Cooperação Técnica entre Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Toledo e a Secretaria de Estado da Educação (SEED). Outras plantas frutíferas de clima temperado, como pêra, uva, maçã, pêssego, entre outras, serão inseridas futuramente.

A área definida para as cultivares é junto ao CAET e tem seis mil metros quadrados e recebeu mudas de laranjas de diversas espécies, tangerinas e lima ácida (limão Taiti).  O local trouxe um novo ambiente de estudo para os 320 estudantes do Colégio, que poderão aprender sobre o cultivo de diversas frutas, enquanto a Prefeitura poderá desenvolver o cultivo de cítricos em Toledo. Além dos estudantes, o espaço poderá ser visitado para treinamentos de produtores de Toledo e da região, mediante agendamento junto ao CAET. 

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento José Augusto de Souza comentou que esta ação irá possibilitar novas formas de renda para os produtores e, capacitando os filhos deles, estes irão permanecer no campo promovendo a sucessão nas propriedades. O técnico da Prefeitura responsável pelo Pomar, professor Laudemir Faez, explicou que o pomar servirá para que produtores possam observar qual cultura melhor se adapta a sua propriedade.

Por se tratarem de culturas sensíveis a doenças, os cítricos necessitam de uma liberação para serem plantadas. “Recebemos técnicos do estado que analisaram as plantas do pomar atual que estavam doentes e erradicamos. Nossa intenção é também estudar o controle de doenças e pragas que atingem os cítricos”, comentou Faez. As plantas do Pomar pretendem mudar a situação atual da citricultura, para não acabar com o cultivo das plantas. Desta forma, o produtor terá um acompanhamento técnico para sua produção, além de garantia de produtividade. Laudemir citou também que os alunos acompanharão as fases de implantação, o desenvolvimento das plantas, tratos culturais e avaliação da produtividade.

Sem nome %281144 x 250 px%29