Img 3650

GERAL

UTFPR desenvolve estudos para futura reestruturação do NIS/Mini Hospital

Com o trabalho dos acadêmicos, será criada a planta baixa do espaço, o que proporcionará a elaboração do projeto de reforma do local

30/09/2014 - 17:28


Já iniciaram as ações que proporcionarão a reestruturação do Núcleo Integrado de Saúde Doutor Jorge Nunes (NIS/Mini Hospital). A ação consiste na realização de medições e avaliação da estrutura. O trabalho será desenvolvido por meio de um convênio com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Toledo (UTFPR) e da Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da UTFPR (FUNTEF-PR). Com o trabalho dos acadêmicos, será criada a planta baixa do espaço, o que proporcionará a elaboração do projeto de reforma do local.

O acordo prevê a identificação do estado de conservação dos materiais e acabamentos; indicar os pontos de água fria/quente, esgoto, ar condicionado, gases medicinais, pontos elétricos e telefônicos; e medição do espaço. Segundo a secretária de Saúde, Denise Campos, a atividade foi proporcionada através da assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica no início de setembro. Denise explicou que a estrutura do NIS foi sendo ampliada ao longo dos anos sem que exista uma planta única que contemple todas as alas e setores do hospital. “Com as medições poderemos planejar a melhor utilização das instalações, pois será possível identificar com clareza por onde passa a tubulação de gás, como está a parte hidráulica e elétrica”, comentou.

Segundo a diretora geral da UTFPR Toledo, Viviane da Silva Lobo, os trabalhos que foram iniciados, são coordenados pelo professor Fabio Freire, pela UTFPR, e pela diretora de Projetos de Engenharia da Prefeitura Stella Fachin. Viviane ainda lembrou que a atividade irá proporcionar aos acadêmicos atividades práticas referentes ao Curso de Engenharia Civil e o fortalecimento de vínculos da universidade com a comunidade por meio dos projetos de extensão universitária. 

Sem nome %281144 x 250 px%29