Casa de not%c3%adcias 1144x150

CULTURA

VIII Mostra de Circo e o I Festival Nacional de Circo Social foram abertos na segunda-feira

Representantes de cerca de 20 grupos de circo existentes na região, além de diversos nomes brasileiros ligados a projetos de circo social do país vieram a Toledo para o evento

30/09/2014 - 17:26


Lotação máxima. Olhares atentos. O foco? A arte milenar que encanta e hipnotiza de crianças a idosos. Foi assim a abertura da VIII Mostra de Circo e I Festival Nacional de Circo Social. O evento promovido pelo Circo da Alegria da Escola Municipal Anita Garibaldi, por meio da Prefeitura de Toledo, aconteceu na noite de segunda-feira (29) no Teatro Municipal. Na ocasião, força e sutileza dividiram espaço no palco durante a apresentação do espetáculo “Nossa Ciranda” do Circo da Alegria e “Carrossel das Cores” do Circo Ático. 

Representantes de cerca de 20 grupos de circo existentes na região, além de diversos nomes brasileiros ligados a projetos de circo social do país vieram a Toledo para o evento. Ao todo, 578 artistas, incluindo os participantes da Mostra e do Festival, circulam pelo palco durante a semana.  A programação é realizada no Teatro Municipal, com acesso livre, e conta ainda com palestras e oficinas, além de outras apresentações, em outros espaços.

“Eu acredito nas pessoas”, com essas palavras, o prefeito Beto Lunitti, justificou seu apoio as ações sociais, apresentadas pelos secretários municipais. “Tenha dado total apoio as ações que trazem felicidade às pessoas. Como prefeito deste município me sinto orgulhoso pelo empenho e dedicação de todos os integrantes do Circo da Alegria. Tânia Piazzetta e Dado Guerra, vocês junto com todos que realizam essa grande arte, tem o reconhecimento do Governo Municipal, que dá integral apoio e deseja que cada vez mais se fortaleça essa arte, essa política intersetorial”, afirmou.

A Mostra e o Festival de Circo Social possibilitam um intercâmbio de conhecimentos, segundo informou a coordenadora do Circo da Alegria, Tânia Piazzetta. “É um momento de muita alegria ver a casa cheia para assistir o nosso espetáculo em um dia de chuva como hoje. Com o Festival nos trazemos para Toledo novas culturas e conhecimentos, isso possibilita uma troca de informações e leva o nome da nossa cidade a nível nacional”. Tânia salientou ainda, o papel social do projeto. “Através do Circo, que é uma atração para as crianças e adolescentes e que mexe muito com a adrenalina dessas crianças, nós queremos que elas venham para o projeto e ai sim, passem por diversas atividades que necessitam de solidariedade, responsabilidade, para ai termos um cidadão formado integralmente”, explicou.

Na sequência, a secretária de Assistência Social e Proteção à Família, Ineiva Kreutz Louzada, agradeceu publicamente o trabalho social do Circo da Alegria. “O circo da Alegria também recebe determinados fundos por parte da Assistência Social, que são serviços de convivência e fortalecimento de vínculos. Isso é possível por uma determinação da Secretaria junto com o prefeito Beto Lunitti, para que o Fundo Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes fosse rateado entre as Secretarias, o que possibilitou também este trabalho. Estávamos observando como muitas vezes, nós platéia, olhamos aqui o que é apresentado. Hoje, por exemplo, um jovem com o braço quebrado, como em outras ocasiões, em que vemos crianças machucadas, mas que nunca desistiram de estar aqui. Esse é um exercício de cidadania. Eles nos ensinam a ter confiança um no outro, a compartilhar e dizer que é possível ousar e fazer diferente, mas sempre em conjunto”, afirmou ela.

A secretária de Educação, Tania de Grandi, salientou que o projeto do Circo da Alegria faz toda a diferença na Educação das crianças. “Só quem conhece a Escola Anita Garibaldi, seu entorno social, seus professores, a equipe pedagógica e os grandes coordenadores do Circo da Alegria é que sabe da energia, da vontade que existe naquela comunidade. É importante destacar o apoio que os pais, mães e responsáveis dão a essa equipe. Você sente a energia quanto entra na Escola, por isso estamos juntos, prefeito Beto Lunitti, em apoiar ações como está”, finalizou

Agradecimentos e homenagem

A diretora da Escola Anita Garibaldi, Cláudia Arruda Schons, aproveitou a ocasião para agradecer todos que contribuíram para a realização do evento. “Em nome da escola, gostaria de agradecer muito a nossa secretária de Educação, Tania de Grandi, nossa secretária de Assistência Social, Ineiva Louzada e o nosso prefeito Beto Lunitti, que tem apoiado muito o Circo da Alegria. Gostaríamos também de agradecer a Secretaria de Cultura, Cozinha Social, Secretaria de Esportes e Lazer, entre outros, que contam com pessoas que fizeram a diferença, direta ou indiretamente, para que esse evento acontecesse”. A diretora ainda agradeceu aos parceiros do evento.

Na ocasião, a diretora homenageou Tânia Piazzetta, que pelo último ano coordena o Circo da Alegria. “São 23 anos à frente do Circo da Alegria. Você está se aposentando no primeiro semestre do ano que vem, mas eternizou em nós o sentimento de que o sonho pode se tornar real. Com certeza no ano que vem estará aqui apoiando o Dado Guerra, nosso novo coordenador, mas oficialmente hoje, inicia e encerra, a VIII Mostra de Circo e o I Festival Nacional de Circo Social. A semente está plantada, obrigada Tânia”. A coordenadora recebeu do Circo da Alegria um vaso de orquídeas.

Programação

Na terça-feira (30) as atividades foram concentradas pela manhã no auditório Acary de Oliveira, na Prefeitura, com palestras e troca de experiências entre os grupos.  Pela manhã foi realizada uma mesa redonda reunindo as experiências do Circo da Alegria, de Toledo, com a coordenadora Tânia Piazzetta, da Escola Pernambucana de Circo, com Fátima Pontes, de Recife, Pernambuco, e da trupe Fundacam, de Campo Mourão, com Leonice Martins Perassoli. Ainda pela manhã houve a palestra com o tema “Realidades e Particularidades na Formação do Profissional Circense no Brasil: Rumo a uma Formação Técnica Superior”, com Rodrigo Mallet Duprat, de Campinas, São Paulo.

À tarde, as atividades foram concentradas no picadeiro do Circo da Alegria. Foram realizados treinos livres e à noite o Cabaré. “É um momento em que todos os grupos são convidados a participar. Cada um pode apresentar livremente alguns trabalhos, seja de palhaço, malabarismos, contorcionismo entre outras atividades. É um momento em que os grupos levam o que tem de melhor”, explica a coordenadora  geral da Mostra e do Festival, Tânia Piazzetta.

Na sexta-feira (3), último data do evento, serão feitas novas sessões de apresentações no Teatro Municipal, a partir das 9h e das 14h. Na sequência,  às 16h, acontece a premiação dos destaques da Mostra, uma novidade neste ano. “Vamos premiar alguns destaques como maquiagem, figurino, entre outras questões, como forma de valorizar e incentivar o trabalho dos grupos”, explica Tânia. À noite, às 20h, será a apresentação do espetáculo Um dia de circo na praia, uma aventura inusitada, com o grupo Escola Pernambucana de Circo, de Recife, Pernambuco. A programação encerra com a Noite do Fogo, a partir das 22h, no Parque Ecológico Diva Paim Barth. Nesta atividade, os artistas fazem apresentações em pirofagia, ao ar livre.

Projeto social reconhecido pela Unicef

O Circo da Alegria, que promove o evento, é um projeto social nascido junto à escola municipal Anita Garibaldi, no Jardim Europa, que completa neste mês de setembro 23 anos de atuação em Toledo. O projeto, agraciado em 2011 com o Prêmio Itaú Unicef, concorrendo com 2.988 projetos em todo o país, nasceu de uma proposta da escola de incentivar o aprendizado, a integração, a socialização entre os alunos. A partir do trabalho no circo os resultados apareceram com melhor desempenho escolar e disciplina, responsabilidade e integração entre os estudantes, graças ao interesse das crianças em participar do projeto.

Ao longo dos anos o projeto foi ganhando força e hoje conta com uma estrutura invejável em relação aos demais projetos existentes no município e na região. O barracão antigo e com condições precárias, onde foram iniciadas as atividades, deu lugar a um picadeiro amplo, onde são realizadas atividades e apresentações. O projeto atende atualmente cerca de 180 crianças, a partir dos três anos de idade, no contraturno escolar, e inclui também crianças do serviço de convivência e fortalecimento de vínculo, o antigo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

No local, crianças e jovens recebem noções de cidadania e convívio social, além de desenvolver atividades circenses com palhaços, malabarismos, equilibrismo, contorcionismo, perna de pau, acrobacias aéreas e de solo, trampolim, pirâmide humana, entre outras atividades.  Muitos dos que receberam formação no Circo da Alegria hoje atuam como profissionais em atividades independentes ou como instrutores ou coordenadores de outros projetos de circo na região.

Sem nome %281144 x 250 px%29