1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Prefeitura inicia entrega de uniformes para crianças da rede municipal

Nesta primeira etapa serão entregues as vestimentas para o verão e em 2015, no primeiro semestre, os agasalhos para o inverno

30/09/2014 - 17:24


Os estudantes da rede municipal de ensino começaram a receber os seus uniformes nesta terça-feira (30). As primeiras crianças atendidas foram as da Escola Municipal Alberto Santos Dumont, no Jardim Porto Alegre. Todas as crianças matriculadas do pré ao quinto ano da Secretaria Municipal de Educação (SMED) irão receber duas camisetas para o verão. O investimento totaliza R$ 137 mil e atenderá aproximadamente 23 mil alunos. Nesta primeira etapa serão entregues as vestimentas para o verão e em 2015, no primeiro semestre, os agasalhos para o inverno.

A nova camiseta foi desenhada pela professora e artista Tuka Rocha, que se aposentou recentemente. Na estampa há uma criança segurando um lápis, contornando formas com as cores do município. Nas costas, a frase ‘Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses’, do poeta Rubem Alves. O desenho agradou aos alunos. “Ficaram muito bonitas. Vai ser legal usar este uniforme”, comentou Gustavo Henrique Siebeicler, de onze anos, alunos do quinto ano.

Para a diretora da Escola Alberto Santos Dumont, Marineide Aram Giacomini, a ação é importante para o desenvolvimento pedagógico e para a segurança dos alunos. Segundo ela, o uniforme cria uma identidade de grupo, promovendo nos alunos a unidade. Outro fator apontado por Marineide é a promoção do sentimento de igualdade. “Os alunos gostam de estar na moda e elas surgem de forma muito rápida. Alguns conseguem acompanhar, outros não. Com a uniformização, na escola, estas diferenças acabam”, comentou.

A entrega foi realizada pelo prefeito Beto Lunitti e pela secretária da Educação Tania Elisete de Grandi. A escolha da Escola Santos Dumont para dar início ao repasse dos uniformes teve um tom saudosista. “Estudei aqui no ‘primário’ e meus boletins, minhas notas, ainda devem estar arquivados na secretaria desta escola”, comentou o prefeito Beto Lunitti, que ao final do ato fez questão de olhar os antigos registros. Beto reafirmou também o compromisso com a educação previsto em seu plano de governo e acrescentou que o município planeja a mudança da escola para um prédio próprio. “Já destinamos uma área para este fim e agora trabalhamos para captar os recursos necessários para a construção”, concluiu.

Além da Alberto Santos Dumont, as crianças das Escolas Municipais Anita Garibaldi, André Zênere, Ivo Welter, Walter Fontana, Tancredo Neves e Vereador José Pedro Brum.

Visita ao Clube de Ciências

Após realizar a entrega dos uniformes aos alunos da rede municipal o prefeito Beto Lunitti fez uma visita ao laboratório de ciências do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre. Beto conheceu o projeto do Clube de Ciência, desenvolvido com os alunos no contra turno escolar, e que tem trazido diversos benefícios aos estudantes. A visita foi acompanhada pelo diretor do Colégio, Rubens Bragagnollo. Beto afirmou estar contente por ver estudantes se dedicando a pesquisa e aproveitou para expor que o município busca recursos para a implantação de um planetário no Parque Ecológico Diva Paim Barth. O prefeito toledano também citou os investimentos em equipamentos para os laboratórios de ciências das escolas do município.

Segundo ele, as Escolas Municipais Doutor Borges de Medeiros, Carlos Friedrich, José Pedro Brum (CAIC), Waldir Luiz Becker e São Francisco de Assis receberam um conjunto formado por um microscópio biológico com câmera acoplada, um estereoscópico (lupa eletrônica), um TV LCD 32”, totalizando um investimento na ordem de R$ 60.870,00. Com os equipamentos recebidos, será possível que todos os alunos da sala possam fazer a visualização coletiva e acompanhar os experimentos realizados. Um conjunto de equipamentos ficará na Secretaria de Educação disponível para fazer rodízio nas escolas que solicitarem para elaboração de trabalhos científicos com os alunos.

Conograma de entrega dos uniformes

Dia 01-10
7h30 Carlos João III
8h Henrique Brod
9h São Francisco
9h30 Amélia Dal Bosco
10h Antônio Scain
10h30 Carlos Friederich
11h Valdir Becker
13h30 Borges de Medeiros
14h Norma Beloto
14h30 Arsênio Heiss
15h Jardim Concórdia
16h Egon Werner
16h30 Shirley Lorandi

Sem nome %281144 x 250 px%29