Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Governo Municipal inaugura novo CMEI no Jardim Laranjeiras

No local serão acolhidas mais 80 crianças de zero a três anos

29/09/2014 - 17:10


O clima foi de emoção, no sábado (27), durante a inauguração do novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) em Toledo. O CMEI que leva o nome da professora Ana Maria Zorzo Luckmann, falecida em 1995, fica localizado na Avenida Maripá, no Jardim Laranjeiras. No local serão acolhidas mais 80 crianças de zero a três anos.  Além deste CMEI mais uma unidade será entregue este ano, como também será reinaugurado um CMEI que passa por reforma global. Já para 2015, estão previstos mais três novas estruturas.

Segundo o prefeito Beto Lunitti, a inauguração cumpre com dois compromissos assumidos pelo Governo Municipal. “Nós temos a missão de diminuir cada vez mais a fila de espera dos CMEI’s, por isso estamos investindo na finalização de obras e na construção de novos espaços. Além disso, nos comprometemos em somente homenagear, em prédios públicos da Educação, pessoas que tenham contribuído e que sejam ligadas a educação toledana”, afirmou ele emocionado pelo momento.

Para a secretária de Educação, Tania de Grandi, mais do que oferecer vagas, o objetivo do município é educar as crianças de zero a três anos. “Os CMEI’s não são apenas espaços onde os pais deixam os filhos, são Centros de Educação, onde os pequenos iniciam a vida escolar e a aprendizagem, por isso temos muita preocupação com este setor”, afirmou ela ao destacar que o município já reduziu em cerca de 500 o número na fila de espera por vagas em CMEI’s. “Toledo contava até 2012 com cerca de 1.500 crianças na fila, e atualmente temos menos de 700”.

O novo CMEI teve as obras finalizadas pelo atual Governo Municipal e foi inaugurado pronto para utilização. “Como pode ser visto, estamos com tudo pronto. Mobiliário e equipamentos instalados, brinquedos e materiais de serviços a disposição. Tudo de excelente qualidade. A partir de quarta-feira (1) já começamos a receber as crianças que deverão vir de forma gradativa, por uma questão de adaptação”, salientou a diretora, Jucilene Aparecida Victoretti.

Homenagem

O novo CMEI leva o nome da professora, Ana Maria Zorzo Luckmann, falecida em 22 de agosto de 1995. A professora usava como lema em seu planejamento de Ação Educativa: “Educar uma criança é como a gente se equilibrar sobre uma corda, às vezes se cai mais para um lado, às vezes para outro, e o objetivo é achar o equilíbrio. Educar antes de tudo. É dar tudo de si a um ser”.

Na ocasião, a Secretaria Municipal de Educação (SMED) homenageou a família da professora, com entrega de flores ao esposo e pais de Ana Maria. Segundo a mãe Anatalia Zorzo, a professora sempre teve paixão pela Educação. “Desde criança ela já brincava de ensinar. Foi uma filha maravilhosa e ficaria muito feliz em ver essa homenagem”, falou emocionada.

Presente no ato, a vereadora Sueli Guerra, que foi cunhada da professora, representou legislativo ao falar em nome do presidente da Câmara, vereador Adriano Remonti, que também compareceu na inauguração. Segundo ela, Ana Maria foi um exemplo de força. “Eu fiz incansavelmente esta indicação para que a Ana Maria fosse eternizada na Educação toledana, não apenas por ter sido minha cunhada, mas por ter sido durante anos, minha colega de trabalho. Ela foi uma pessoa inspiradora, por sua força e determinação e dedicou-se ao máximo na educação das nossas crianças”, afirmou ela. 

Sem nome %281144 x 250 px%29