Img 3650

GERAL

Tradicional Festa Nacional do Porco no Rolete chega a sua 41ª edição

A Festa Nacional do Porco no Rolete, que todos os anos reúne milhares de pessoas no Clube de Caça e Pesca em Toledo, chega a sua 41ª edição. Como em todas as anteriores, o evento - já consagrado no calendário gastronômico e turístico nacional e regional - irá premiar o melhor porco assado no rolete neste domingo (21).

20/09/2014 - 23:29


Para este ano, a Prefeitura de Toledo investiu cerca de R$ 45 mil em melhorias internas no Clube, para melhor acolher os turistas e visitantes da festa, e cerca de R$ 255 mil em pavimentação asfáltica para que o acesso ao local da festa seja o mais seguro e prático possível.

A festa do porco já se tornou um patrimônio histórico e cultural do município de Toledo. No ano de 2013, o prefeito Beto Lunitti assinou o Decreto N° 186/2013, que classifica o prato artesanal e icônico no município como patrimônio, uma identidade cultural municipal e regional. “É uma festa importante culturalmente e economicamente para Toledo, pois atrai turistas inclusive de outros países. O estande da Prefeitura, por exemplo, receberá esse ano uma comitiva do Paraguai”, comentou Beto.

Além dos degustadores experientes que irão decidir qual é o melhor porco assado no rolete, digno de vencer a competição, centenas de empresas, grupos, associações e entidades já estão com seus estandes montados para assarem seus porcos e receberem seus funcionários, amigos, e visitantes. A festa também atrai autoridades políticas, e pessoas de grande influência a nível regional e nacional.

História

A festa Nacional do Porco no Rolete começou com uma competição muito inusitada entre amigos. Na década de 70, em meio a um cenário de grande despontamento do município no ramo da suinocultura, e dezenas de festas dos Centros de Tradições Gaúchas, Celeste Vivian lançou um desafio entre seus amigos. O desafio era assar um porco inteiro utilizando espetos giratórios com manivela.  O concurso foi realizado, no dia 28 de julho de 1974, durante uma festa e teve como vencedor o próprio Vivian. Desde então, a festa aliada ao concurso passou a ser realizada todos os anos. Da brincadeira criou-se a festa e o concurso, e os assadores passaram a ser profissionais e hoje são convidados a preparar o prato típico dentro e fora do país, divulgando a gastronomia e a força da economia do município e região.

Sem nome %281144 x 250 px%29