1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

EDUCAÇÃO

O Ceebja não é um supletivo, é educação para jovens e adultos com uma metodologia diferenciada, defende diretora

Se você não concluiu os seus estudos sempre há tempo para recomeçar. O Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) de Toledo oferece esta oportunidade. As aulas acontecem nos três períodos do dia, manhã, tarde e noite, para que o aluno possa adaptar sua rotina, fazer o seu horário e conseguir terminar o colegial. A idade para ingressar na Educação de Jovens e Adultos mudou, devido à alteração na matriz curricular para uma carga horária maior, inclusive para os jovens do ensino regular. Pessoas a partir de 15 anos já podem procurar o Ceebja para terminar os estudos.

29/07/2014 - 21:23


Até 2010, o Ensino Fundamental do Ceebja era completado em até dois anos. A partir de 2011, o trabalho começou a ser realizado em três anos. Os alunos com idade entre 15 e 16 anos devem estudar nos períodos: matutino e vespertino. A partir dos 17 anos é possível estudar no horário noturno. Segundo a diretora do Ceebja de Toledo, Marli Datsch, a maioria dos alunos que hoje frequentam o Ceebja é adulta, de 18 a 40 anos. “Temos pessoas de diversas faixas etárias, de jovens a idosos, mas a grande maioria é adulta”, contou. Atualmente, aproximadamente 1.300 alunos fazem aula no Ceebja de Toledo.

A diretora ainda informou que os idosos são minoria. “Mas os que procuram é porque querem realizar o sonho de estudar, acompanhando os filhos e netos que estudaram ou estão estudando”, expôs. Além disso, Marli ainda disse que como são aposentados e têm mais tempo, os estudos são muito bons, já que quando eram jovens, muitas vezes não tinham a oportunidade de terminar os estudos.

Outro ponto destacado pela diretora é o conceito que as pessoas ainda têm do que é Ceebja. “Muitas pessoas ainda acham que é só um complemento. Esta é a imagem que precisamos tirar do Ceebja, porque ele não é um supletivo, ele é uma educação para jovens e adultos com uma metodologia diferenciada”, afirmou Marli.

Além disso, cada vez mais pessoas procuram o Ceebja com a intenção de terminar os estudos. “Desde que existe a Educação de Jovens e Adultos em Toledo, nós temos uma média de 1.300, 1.200, 1.400 alunos por ano”, informou Marli, o que mostra o interesse do toledano em ter pelo menos o colegial completo.

Matrícula

Os documentos necessários para efetuar a matrícula são: histórico escolar, RG, CPF, título de eleitor, duas fotos, certificado do exército para os meninos e comprovante de residência. As rematrículas são realizadas durante os três turnos. Os alunos menores de idade devem vir acompanhados dos pais para fazerem a orientação e a matrícula.

Sem nome %281144 x 250 px%29