1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

ESPORTES

Ginasta toledana vai para João Pessoa

Em dois anos, foram dois títulos estaduais e uma medalha de bronze nos Jogos Escolares da Juventude

29/07/2014 - 14:06


A ginasta Giovana Oliveira, de 15 anos, acaba de conquistar sua segunda medalha de ouro consecutiva nos Jogos Escolares do Paraná. Em dois anos, foram dois títulos estaduais e uma medalha de bronze nos Jogos Escolares da Juventude. Neste domingo (27), a atleta que representa a Fundação Educacional de Toledo (Funet), confirmou o favoritismo na competição, dando uma aula de encanto e segurança às suas adversárias. 

No sábado (26), 12 ginastas participaram da etapa classificatória e empolgaram o público com suas apresentações com o arco, bola e maças. Aplaudida pelo técnico Jean Milan, a talentosa Giovana mostrou sua maestria nas últimas apresentações realizadas na quadra do Colégio COC Semeador, em Foz do Iguaçu. “Consegui executar minhas coreografias com precisão e gostei do meu resultado nos três aparelhos. Agora, quero trazer o título nacional para o Paraná”, espera. 

Giovana treina há três anos na Funet, mas é veterana na modalidade. “Comecei aos 6 anos. A ginástica rítmica é minha paixão. Antes de vir para o Paraná, indicada pela coordenadora técnica da equipe de Toledo, Anita Kleuman, eu já treinava em São Paulo”, lembra. Dessa vez a atleta veio com mais técnica, força de vontade e precisão na execução dos seus movimentos. Quanto ao futuro na ginástica, Giovana é ambiciosa. “Meu sonho é participar das Olímpiada de 2020”, conta. 

A árbitra Simone Luiz, caloura na arbitragem, mas veterana na ginástica, classifica que a atleta Giovana conquistou o ouro porque respeitou todos os critérios de avaliação, além de ter apresentado uma coreografia exemplar. “Nossos critérios de avaliação das performances são, basicamente, a execução dos movimentos (corpo e aparelho e coreografia), as dificuldades (giros, saltos e equilíbrios); e a maestria (elementos mais elaborados dos aparelhos)”, explica. 

Apenas as duas primeiras colocadas vão representar o Paraná nos Jogos Escolares da Juventude, em João Pessoa, no mês de novembro. Marine Vieira, representante da Funet, conquistou a medalha de prata, e também foi classificada para a etapa nacional. Ela foi indicada como atleta revelação. O Colégio Funet, de Toledo, recebeu o troféu de melhor desempenho na competição, embora tenha perdido para o Colégio Regina Mundi, de Maringá, na apresentação por equipe. 

Outro destaque na competição é a ginasta Mayara Machado, de 14 anos, representante do Colégio Estadual Professor Victório Emanuel Abrozino, de Cascavel. A ginasta competiu três anos na categoria B, mas não conquistou nenhuma medalha nas últimas edições dos JEPs. “Neste ano vim focada e gostei das minhas apresentações. A partir de agora vou aperfeiçoar meus treinamentos e comemorar minha primeira medalha de ouro, conquistada na prova das maças”, destaca. 

Os Jogos Escolares do Paraná são organizados pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Educação, com realização da Secretaria do Estado do Esporte e Turismo e Prefeitura de Foz do Iguaçu, com apoio dos Núcleos Regionais de Educação e Escritórios Regionais do Esporte. 

Pódio Individual geral 

1º Giovana Oliveira – C Funet - Toledo 
2º Marine Vieira - C Funet - Toledo 
3º Gabriela Griss – CE Senador Atílio Fontana – Toledo 

Bola 

1º Giovana Oliveira - C Funet - Toledo 
2º Mayara Machado – E Professor Victório Emanuel Abrozino - Cascavel 
3º Marine Vieira - C Funet – Toledo 

Arco 

1º Giovana Oliveira - C Funet - Toledo 
2º Thainá Alves Feroldi – CE Antonio José Reis - Toledo 
3º 3º Gabriela Griss – CE Senador Atílio Fontana – Toledo 

Maças 

1º Mayara Machado - E Professor Victório Emanuel Abrozino - Cascavel 
2º Marine Vieira - C Funet – Toledo 
3º Thainá Alves Feroldi – CE Antonio José Reis – Toledo 

Resultado por equipe 

1º C Regina Mundi – Maringá – 69,8 pontos 
2º Funet – Toledo – 66,3 pontos 
3º C Anglo – Maringá – 52, 4 pontos

Sem nome %281144 x 250 px%29