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GERAL

SMAS e Secretaria de Saúde trocam informações para melhorar atendimento

Com a intenção de atender melhor as comunidades do município de Toledo, as assistentes sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social e Proteção à Família (SMAS) e os coordenadores das equipes da Estratégia da Saúde da Família (ESF), da Secretaria de Saúde, se encontraram nesta sexta-feira (25) para fazer uma troca de informações.

26/07/2014 - 18:06


A proposta é discutir como o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) se colocam em relação aos atendimentos. A estrutura do processo de trabalho das duas secretarias envolvidas, o conceito de território, a matricialidade na família tem uma relação muito forte e singular entre as duas políticas sociais, já que elas atuam no mesmo território e com as mesmas famílias.

Segundo a secretária da SMAS, Ineiva Louzada, esta integração proporciona um melhor atendimento. “As duas secretarias vão fazer o trabalho de forma integrada, junto com as famílias no mesmo território. Então hoje cada um está comentando sobre os grandes eixos que norteiam a saúde e a assistência social, apesar de que tanto no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) como na ESF, os profissionais já estão conversando e fazendo um trabalho integrado”, comentou.

Tendo em foco à família, as duas secretarias estão cruzando políticas com o objetivo de melhorar os atendimentos comentou a secretária de Saúde, Denise Campos. “Nós estamos mostrando os serviços, ampliando o nosso relacionamento, nosso contanto, fazendo uma comunicação mais direta em que a gente consiga fazer referência e contra referência, orientar, e tendo por finalidade que o nosso paciente seja bem atendido e tenha uma agilidade maior naquilo que ele necessita”, contou.

A importância do encontro foi destacada já que o atendimento poderá ser muito melhor e completo. “Para a Assistência Social é um momento muito importante, que nós estávamos esperando há muito tempo, para conhecermos um pouco mais, no caso das políticas da saúde, porque só através do momento em que conhecemos conseguimos fazer o encaminhamento e orientação corretos, já que o usuário é o mesmo, a mesma pessoa que está na UBS está no atendimento do CRAS e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social)”, informou a diretora de Proteção Social Especial, Raquel Cassol da Silva.

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