Casa de not%c3%adcias 1144x150

CULTURA

Toledo é primeiro colocado na seletiva da Virada Cultural do Paraná 2014

Com nota máxima, Toledo é o primeiro colocado no processo de seleção da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) para a etapa final da Virada Cultural Paraná 2014 a se realizar nos dias 15 e 16 de novembro. No total, 13 cidades enviaram projetos, destas, oito foram classificadas: Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Maringá, Paranavaí, São José dos Pinhais, Toledo e Umuarama. A próxima etapa será a análise da documentação.

26/07/2014 - 17:11


As propostas foram avaliadas por uma Comissão composta por membros da equipe técnica da SEEC e suas vinculadas. A qualidade das atividades propostas, o alcance (artístico, educacional e social) e as atividades de arte e educação no trânsito estavam entre os critérios de seleção. De acordo com a coordenadora geral da Virada, Luci Daros, as cidades cujos projetos foram classificados foram bastante criteriosas quanto à programação proposta. “Constatamos, ao analisar os projetos, quão importante é para os municípios receber a Virada Paraná 2014”.

Segundo a Secretária de Cultura de Toledo, Geni Fabris, o projeto cultural do município foi construído a muitas mãos. “Foi uma construção coletiva, poderíamos ter feito só com a equipe da Secretaria, mas decidimos chamar a comunidade, envolvendo todos os parceiros governamentais e não governamentais na construção da virada para 2014. Na reunião com os parceiros sentimos muita confiança, mesmo com uma chuva torrencial conseguimos garantir o envolvimento das pessoas nessa construção, esse foi o ponto que pesou e acredito ter sido fundamental para obtenção da nota máxima”, avaliou.

Esse ano será realizada a quarta edição da Virada Cultural de Toledo e a segunda em conjunto com o Estado. Geni explica que a diferença de realizar a parceria com a SEEC é que será possível trazer um grande palco para o evento no município, o “Palco Conexões”, com toda a estrutura de camarins, luz, som, e dois shows de renome nacional, e mais três shows de artistas paranaenses. Além das demais atividades que o município vai realizar no período.

Pelo edital os projetos deveriam conter atividades que estimulassem a produção local e valorizassem os artistas regionais. As áreas artísticas como música, artes visuais, artes plásticas, artes cênicas (dança, teatro, circo) e literatura, dedicadas a crianças, jovens e adultos de forma gratuita também deveriam ser contempladas.

A Secretária de Cultura adiantou alguns detalhes da extensa programação que está prevista para novembro. “Em agosto abriremos um edital para oportunizar as inscrições de artistas locais e regionais. No final de agosto haverá uma seletiva, que será divulgada em setembro. Durante o ‘Esquenta da Virada’ faremos a divulgação em bairros e distritos de Toledo. Nós também teremos a ‘Virada da Madrugada’ na casa noturna Live Music Club, com música eletrônica e entrada franca a todos os interessados”, frisa.

Ela lembrou ainda que “como a Secretaria de Estado está junto com o Detran, nós faremos de 11 a 16 de novembro a Semana de Arte-Educação com o tema ‘Segurança no Trânsito e Mobilidade Urbana’. Também inserimos uma gama de atividades com o propósito de difundir uma Cultura de Paz”, explanou Geni.

Em relação à próxima fase do processo de seleção da Virada Cultural Paraná 2014, a Secretária de Cultura de Toledo garante estar bem tranquila em relação a parte documental, pois a equipe que coordena o evento no município cumpriu com todas as exigências do edital do Estado.

Divulgação dos resultados

A ordem de classificação e a pontuação obtida por cada projeto foram publicadas nesta sexta-feira (25), no Diário Oficial do Estado. Os municípios que não tiveram seus projetos classificados podem entrar com recurso até o dia 1º de agosto. A data a ser considerada para recebimento dos recursos será a da postagem do envelope.

Nº / CLASSIFICADOS / PONTUAÇÃO

01 Prefeitura Municipal de Toledo = 100,0

02 Prefeitura Municipal de Guarapuava = 97,0

03 Prefeitura Municipal de Paranavaí = 95,0

04 Prefeitura Municipal de Umuarama = 94,2

05 Fundação Cultural de Foz do Iguaçu = 90,6

06 Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão = 84,4

07 Prefeitura Mun de São José dos Pinhais = 79,4

08 Prefeitura Municipal de Maringá = 78,2

Nº / NÃO CLASSIFICADOS / PONTUAÇÃO

01 Fundação Mun. de Cultura de Ponta Grossa = 64,6

02 Prefeitura Municipal de Londrina = 62,6

03 Fundação Cultural de Campo Mourão = 58,2

04 Prefeitura Municipal de Apucarana = 51,2

05 Prefeitura Municipal de Cianorte = 37,2

Sem nome %281144 x 250 px%29