1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Ações da Defesa Civil auxiliaram moradores após temporal desta segunda

O feriado prolongado terminou com temporal em Toledo. Por volta das 18h15 da segunda-feira (21) uma chuva com rajadas de ventos e granizo atingiu o município e provocou a queda de aproximadamente 25 árvores em 20 ruas na área urbana, que ficaram obstruídas. Na ocasião, a Defesa Civil do município foi acionada e atuou para sanar ou amenizar os problemas com urgência. O órgão, em conjunto Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros deram uma resposta rápida e evitou maiores problemas.

22/04/2014 - 21:50


A coordenadoria da Defesa Civil, comandada pelo secretário de Segurança e Trânsito, Paulo dos Santos, atuou durante toda a noite com cinco viaturas da Guarda Municipal e 20 agentes, entre eles secretários, diretores, servidores da Secretaria de Meio Ambiente e guardas municipais (GM’s). Os trabalhos se estenderam até à meia-noite, quando todas as vias foram liberadas e o fluxo de veículos voltou à normalidade.

Segundo Santos, todos os trabalhos foram desenvolvidos em parceria com o Corpo de Bombeiros que ficou com a missão de atender as residências atingidas pelo granizo e pelo vento. “Várias regiões da cidade ficaram sem energia elétrica, necessitando do acionamento da Copel para restabelecer o serviço, que atendeu prioritariamente as regiões de Unidades de Saúde e hospitais”, afirmou ainda.

A Defesa Civil atendeu centenas de telefonemas com relatos de destelhamentos e inundações decorrentes da forte chuva de granizo que acumulou gelo em calçadas e gramados em toda a cidade. “Inclusive, na região do Jardim Panorama, Pancera e Vila Becker foi registrada uma pane na rede de telefonia móvel”, ressaltou o secretário.

Energia

O temporal provocou a falta de luz no Jardim Pancera, Santa Clara, Panorama, Coopagro, Fachinni e Orquídeas. O fornecimento de energia em algumas regiões foi restabelecido em três horas.

Queda de árvores

Houve queda de árvores nas Ruas Suécia e Erechim, no Jardim Porto Alegre, Ruas Antônio Heiss, Ângelo Massola e Olivo Beal, no Jardim Concórdia, Rua Coronel Angelo Melo, no BNH Barão, Rua Santos Dumont, na Vila Industrial, Ruas 12 de outubro e Alfredo Colla, no Centro, além da Rua Almirante Tamandaré com a Rua Piratini e na Avenida Parigot de Souza, entre outras. Na Avenida Maripá, por exemplo, uma árvore caiu e atingiu um veículo e uma moto. Ninguém ficou ferido.

Danos ao patrimônio público

Entre os imóveis que sofreram danos devido ao temporal estão equipamentos públicos do município. No Jardim Porto Alegre, por exemplo, parte do forro de PVC da sala de reuniões dos agentes comunitários de saúde (ACS’s) da Unidade Básica de Saúde (UBS) ficou danificado com a infiltração – o atendimento a população não foi comprometido. No Centro de Eventos Ismael Sperafico houve destelhamentos. Segundo o secretário de Habitação e Urbanismo, Igor Januário, todas as medidas necessárias foram tomadas. “Já estamos trabalhando no conserto do forro da UBS e estamos desobstruindo as bocas de lobo que foram danificadas devido ao grande volume de água e de granizo”, afirmou.

 

Sem nome %281144 x 250 px%29