1144x150 %284%29

19º BPM realiza solenidade ao patrono Tiradentes

Na próxima segunda-feira (21), às 9h, o 19º BPM, realizará na av. Tiradentes c/ av. Maripá, uma solenidade alusiva ao Patrono das Polícias Militares do Brasil, o Tiradentes.

18/04/2014 - 12:18


BREVE HISTÓRICO DE TIRADENTES

Todos os anos, desde a Proclamação da República em 1889, quando Tiradentes, pela iniciativa dos ideólogos positivistas do movimento republicano foi reconhecido como Herói Nacional e Mártir da Independência, nenhum brasileiro, jamais, pode deixar de prestar reverência a tão importante e destacado personagem de nossa história, que foi morto em 21 de Abril de 1792 aos 45 anos de idade.
O menino Joaquim José da Silva Xavier – Tiradentes nasceu na Fazenda do Pombal, entre São José e São João Del Rei, Minas Gerais. Seu pai era um homem simples que possuía uma pequena fazenda e se dedicava aos serviços coloniais. Tiradentes não pode estudar o ensino normal na sua infância e adolescência, pois ficou órfão aos 11 anos de idade.
Durante sua vida, exerceu inúmeras profissões. Foi mascate, pesquisador de minerais para as primeiras empresas de mineração e ainda foi dentista prático. Tornou-se muito conhecido, na sua época na região onde habitava pela habilidade com que arrancava e colocava nas pessoas novos dentes, feitos por ele mesmo com grande arte. Daí seu apelido.
Pertenceu ao Regimento dos Dragões de Minas Gerais, onde permaneceu no posto de Alferes – equivalente hoje ao 2° Tenente – comandando uma “patrulha de ronda do mato”, que atuava no encalço de ladrões e assassinos. 
Mas o mais importante é que Tiradentes foi um dos idealizadores do “movimento dos inconfidentes”, que buscava libertar o Brasil do jugo português e proclamar a República, pedindo a abolição imediata da escravatura, o desenvolvimento da educação do povo brasileiro, além de outras reformas sociais de interesse para a coletividade. Por sua coragem, altruísmo e amor ao povo brasileiro, Tiradentes, com seu exemplo, transformou-se no grande Mártir da Independência do nosso país.
Passados 221 anos de sua execução na cidade do Rio de Janeiro, seus ideais de liberdade e de soberania continuam vivos em nossa alma, como valores primeiros e essenciais para a construção da verdadeira democracia. 

Da Assessoria de Imprensa do 19º BPM

Sem nome %281144 x 250 px%29