1144x150 %284%29

GERAL

Semana Santa prepara cristãos para o Tríduo Pascal

Assim como na Celebração da Luz, o Domingo da Páscoa, no dia 20 de abril, reunirá a comunidade cristã na alegria em reconhecer o Cristo vivo.

15/04/2014 - 15:34


As celebrações da Semana Santa foram iniciadas no último domingo, dia 13 de abril, com a bênção e procissão do Domingo de Ramos. No calendário cristão, a data recorda a entrada de Jesus em Jerusalém, aclamado como o Messias, aquele que vem em nome do Senhor. Em todas as comunidades católicas da Diocese de Toledo esta celebração introduz os cristãos na intensa preparação para o Tríduo Pascal.

Na Catedral Cristo Rei, o bispo diocesano, D. João Carlos Seneme, presidiu a celebração que contou com a presença de mais de 1,4 mil pessoas. Um pouco antes, ele procedeu a bênção dos ramos e participou da procissão junto dos fiéis. Durante a homilia, pediu que os cristãos vivenciem esta Semana Santa com muita oração e leitura orante da Palavra, notadamente sobre a Paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
Neste tempo de intensa espiritualidade para o povo cristão, a Diocese de Toledo desenvolverá uma programação de celebrações que começam nesta quarta-feira, dia 16.
Na Quarta-feira Santa, o clero diocesano participa de retiro e segue assim para a celebração dos Santos Óleos, sob presidência de D. João, na Igreja São Roque, em Nova Aurora, às 19h. Na ocasião, acontece o rito da bênção dos óleos que serão utilizados nos batizados, crisma e para a unção dos enfermos. Esta missa contará com a presença da representação diocesana das pastorais e movimentos eclesiais, comunidades paroquiais e congregações religiosas.

TRÍDUO PASCAL
Na Quinta-feira Santa, os católicos vão participar da celebração que recorda a instituição da Eucaristia e do sacerdócio. Cada paróquia tem organizado o horário da celebração. Na Catedral, a missa será às 20h.
Conhecida como “Missa de Lava Pés”, a liturgia própria da data lembra Jesus que lava os pés dos apóstolos pouco antes de tomar parte na última ceia. Este ato representa estar a serviço, estar à disposição para conduzir o povo na fé. Por isso, a missa da instituição da Ordem. Na mesma ocasião, a comunidade participa da celebração que recorda a instituição da Eucaristia, quando na última ceia, Jesus reparte o pão entre os seus e distribui o cálice. Após esta celebração, inicia o período de adoração ao Santíssimo Sacramento que vai até 23h, na Catedral, e é retomado às 6h do dia seguinte.
Na Sexta-feira Santa, dia 18, o relato da Paixão de Jesus Cristo será às 15h em todas as comunidades. Para os cristãos, este dia é caracterizado pelo silêncio, jejum e oração. Em algumas paróquias está programada a Via-Sacra no período da noite.

CELEBRAÇÃO DA LUZ
No Sábado de Aleluia, dia 19, na Vigília Pascal, os fiéis fazem parte da Celebração da Luz com a bênção e acendimento do Círio Pascal, e os demais ritos que marcam o ponto central da fé: a ressurreição de Jesus Cristo. É a celebração mais importante do Ano Litúrgico. As comunidades se reúnem nos seus horários habituais para esta celebração. Na Catedral Cristo Rei ela será às 20h, também sob a presidência do bispo diocesano. “É a celebração da Luz no mundo que renasce. É uma celebração que todos devem participar”, frisa D. João.
Assim como na Celebração da Luz, o Domingo da Páscoa, no dia 20 de abril, reunirá a comunidade cristã na alegria em reconhecer o Cristo vivo.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29