1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

EDUCAÇÃO

Parceria entre administração municipal e NRE identifica analfabetismo em Toledo

A parceria vai identificar e localizar o grupo de pessoas com idade acima de 15 anos que ainda não é alfabetizada.

19/06/2013 - 18:39


O objetivo é proporcionar uma oportunidade educacional para essas pessoas que ultrapassaram a idade de escolarização regular.
A Secretaria Municipal de Educação (SMED) e o Núcleo Regional de Educação (NRE) realizam os Programas Brasil Alfabetizado (PBA) e Paraná Alfabetizado (PPA), ambos são coordenados pela Secretaria de Estado de Educação (SEED) - por meio de uma parceria com o Ministério de Educação (MEC). A SMED e o Núcleo buscam este grupo para participar dos programas de alfabetização. De acordo com o censo do ano de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Toledo possuía 4.312 pessoas, acima de 15 anos, não alfabetizadas. 
O acesso à condição de pessoa alfabetizada é oportunizado através do ingresso dos alunos destas faixas etárias em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A primeira fase deste processo, que corresponde aos anos iniciais, primeiro ao quinto ano, são de responsabilidade do município. A partir do sexto ao nono ano até a conclusão do ensino médio, o compromisso é do governo estadual.
Para ampliar o atendimento do EJA, o NRE, por meio da coordenadora local do PPA e PBA Cleonice Dumke e das coordenadoras setoriais Luciléia Albarello e Adriana Costa Silva, sugeriu a busca por pessoas sem alfabetização junto à Secretaria Municipal de Assistência Social e Proteção à Família (SMAS), através do Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CADÚNICO). O responsável pelo setor na prefeitura de Toledo, Tiago Henrique Godoy da Silva, disponibilizou os dados e frisou a importância da intersetorialidade na erradicação do analfabetismo. “A ação fortalece a luta pela superação do analfabetismo em nosso município. Temos os dados e eles podem ser aproveitados pelos setores voltados à educação”.
Conforme os números do mês abril de 2013, Toledo possui 10.778 famílias inscritas no CADÚNICO, perfazendo 32.868 pessoas. O total de munícipes que se declararam sem escolaridade chegou a 1900. Segundo a coordenadora Cleonice Dumke, os dados facilitarão a identificação das pessoas que não tiveram a oportunidade da alfabetização. “Estas pessoas, apontadas pelo CADÚNICO, serão procuradas e vamos propor e oportunizar a escolarização destes cidadãos”.

 

Inscrição para profissionais
Para a alfabetização, já está aberto o edital Nº 15/2013-DG/SEED, que contratará profissionais para ministrar as aulas.  As inscrições seguem até o dia 13 de setembro de 2013. A contratação dos profissionais será realizada de 01 de outubro até 01 de novembro de 2013. O período de alfabetização é de oito meses para a primeira fase. As pessoas interessadas no edital podem entrar em contato: (45) 3379-7200 e (45) 3379-7202 para mais informações.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29